EVENTOS


Para mais informação clique nas imagens
 
Apresentação do Livro - GRALHAS, MINHA TERRA MINHA GENTE
 
Autor - Domingos Chaves
 

Decorreu na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, a apresentação do livro “Gralhas – Minha Terra Minha Gente” da autoria de Domingos Vaz Chaves. A obra retrata as vivências da população ao longo dos tempos, sobretudo em relação à origem de usos, costumes e tradições. Com prefácio de Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, que afirmou ser «mais um excelente contributo para a história do Barroso».

Foi perante uma plateia de familiares, amigos e gente com ligações à terra que aconteceu a apresentação do livro “Gralhas – Minha Terra Minha Gente”. Uma «monografia interessantíssima sobre Gralhas que honra a terra, a região e o autor», considerou Orlando Alves. Para o presidente do município é mais «um documento para a posteridade», uma das razões que levaram o autor à elaboração desta publicação. O autarca considerou ainda que o escritor «deixa um trabalho que merece todos os nossos louvores». 

 

«PARA QUE A MEMÓRIA NÃO SE APAGUE»

 

Por sua vez, Domingos Vaz Chaves afirmou que esta é «uma história que diz respeito à sua terra mas também a todo o Barroso». O autor lembrou que escreve «para que a memória não se apague» e desvendou que tem «guardadas mais histórias desta terra que são desconhecidas. «Respiro Barroso e quero pôr mais gente a respirar ainda mais os ares desta terra».

A apresentação da obra esteve a cargo de um outro escritor barrosão, Barroso da Fonte, com a qual revelou identificar-se: «vim com muito gosto porque concordo plenamente com o conteúdo deste livro. Retrata a vida de qualquer barrosão que aqui tenha nascido e crescido».

 
Fonte: Câmara Municipal de Montalegre