GRALHAS, MINHA TERRA MINHA GENTE- APRESENTAÇÃO DO LIVRO EM 28 DEZEMBRO NO ECOMUSEU DE BARROSO

02-12-2015 16:46

Com prefácio do Presidente da Câmara de Montalegre, Gralhas-Minha Terra Minha Gente, como o próprio nome o sugere, é uma obra que nasceu fruto das ligações que o seu autor sempre teve com a aldeia onde nasceu, com as suas gentes e com a história que desde há muitos séculos a envolve, particlarmente no que diz respeito à sua origem e aos seus costumes e tradições, recorrendo para o efeito a diversos meios documentais e a informação prestada e recolhida junto dos mais idosos da freguesia.
Todo o seu conteúdo gira à volta daquilo que a “terra” foi e é ao longo da sua existência, das suas agruras e benfeitorias, e tem como principais alvos, os “filhos da terra” e as gerações vindouras, procurando dar-lhes a conhecer essa sociedade de antanho, e ao mesmo tempo permitir-lhes o confronto dessa realidade civilizacional com a de hoje.
Mas Gralhas-Minha Terra Minha Gente, vai mais além!... Ali se aborda igualmente, todo o passado que é comum à região barrosã, o carácter orgulhoso e agressivo do seu povo, o sentimento comunitário que embora em menor grau continua a prevalecer, o seu marcado bairrismo que o torna solidário como nenhum outro, e ao nível da comunidade, a sua auto-suficiência.
Esta é enfim, uma obra que retrata uma terra de vastos e vivos horizontes, mas de poucas e fracas vias de penetração. Uma terra onde desde há décadas a agrura foi criando predisposição para a emigração, e acima de tudo, uma terra que ignorada pelo poder central, vai fazendo uso do ambiente pastoril e salutar que sempre a caracterizou, procurando contrariar tal vazio com a beleza dos seus lugares e com a promoção de iniciativas como meio de desenvolvimento económico. Finalmente, uma obra para que amanhã os nossos filhos, os nossos netos e quantos se lhe seguirem, não ignorem as suas raízes e a travessia das respectivas gerações.